Avanços e desafios na promoção da diversidade na inovação

December 3, 2023

This content is avaiable on

JOTA

Instituições da sociedade civil devem exercer o seu papel e contribuir para ampliar ações

Dezessete por cento: essa é a porcentagem de mulheres dentre inventores listados em pedidos de patente internacionais publicados em 2022, segundo dados recentemente divulgados pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI). Se por um lado ainda é um número aquém do desejado, por outro há que se destacar a melhora gradual que vem se verificando ano após ano nos indicadores de diversidade na inovação: em 2008, mulheres representavam somente 10,6% dos inventores em pedidos de patente.

De lá para cá, também houve um aumento na proporção de pedidos de patente que nomeiam ao menos uma mulher como inventor (de 20,6% em 2008 para 34,7% em 2022), e uma redução na porcentagem de pedidos de patente que nomeiam ao menos um homem (de 97,6% em 2008 para 95,8% em 2022).

A trajetória ascendente nos números é um sinal de progresso, mas por que a representação feminina é maior em setores como biotecnologia (30,2%), química alimentar (30,1%) e farmacêutico (29,1%), enquanto setores como engenharia civil (10,1%) e telecomunicações (13,1%) ficam para trás? Uma análise mais profunda revela barreiras culturais e educacionais, além de disparidades na oferta de oportunidades e mentorias para mulheres nesses campos.

Leia mais em: JOTA

Previous Post

There is no previous post

Back to all posts

Next Post

There is no next post

Back to all posts

RECENT PUBLICATIONS

LINKEDIN FEED

Newsletter

Register your email and receive our updates

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

FOLLOW US ON SOCIAL MEDIA

Newsletter

Register your email and receive our updates-

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

FOLLOW US ON SOCIAL MEDIA